falsos noticiários da Web

Essa epidemia de notícias falsas se espalhou a um certo tempo, graças a um exemplo do website "Sensacionalista", da Uol. A manchete deve ser velha conhecida do público:
"Mulher engravidou vendo filme pornô 3D"
Em um resumo rápido: Um casal branco americano teve um bebê negro e a mulher diz que engravidou assistindo a um filme pornô 3D. O pai da criança, o soldado Erick Jhonson, estava há um ano servindo numa base militar no Iraque e, quando voltou para casa encontrou um bebê negro. Sua mulher, Jennifer Stweart, de 38 anos, disse a ele que a criança foi concebida enquanto ela assistia a um filme pornô em três dimensões.

O problema:
A notícia correu o mundo todo (sim, o mundo!) e a foto da tal mulher foi divulgada de forma excessiva. Pessoas de todos os países checaram a fonte, olharam a notícia, rogaram uma praga na moça da foto (nnn) que não tinha nada a ver com essa situação esdrúxula. Tudo isso, com exceção de um detalhe: esqueceram de ler o rodapé do site, que diz em letra visível a afirmação:
Aviso legal: todas as notícias, artigos e entrevistas do Sensacionalista são fictícias e têm objetivo meramente humorístico. Reprodução permitida, desde que citada a fonte.
Estrago feito (e não foi falta de aviso), o Sensacionalista teve de pedir desculpas publicamente com a nota:
Uma semana atrás nós publicamos este texto, evidentemente falso, com uma imagem que pegamos da internet. Infelizmente, o texto correu o mundo porque alguns sites acreditavam que ele era real. Não era essa a nossa intenção. O Sensacionalista é um pequeno site do Brasil. Nós nunca imaginamos que isso pudesse acontecer. Por isso pedimos desculpas à essa família que aparece na foto. A mulher e a criança nada tem a ver com a notícia apresentada. Pedimos desculpas pela foto que foi publicada sem autorização. Por favor, não publique essa matéria em seu site. E da próxima vez cheque as informações. Esse site é um site de humor. Nada do que está aqui é real.

Mas aí já era tarde demais. Segundo os próprios criadores do site, alguns jornais (esses, de verdade) que publicaram a notícia se negavam a retirar o "fato" por acreditar cegamente em que aquilo fosse real. Além disso, várias pessoas postam essa e outras notícias de forma desavisada em pequenos blogs e acabam espalhando ainda mais o caos, sem nem um avisinho de que tudo ali não passe de uma mentira. Confira mais sobre a repercussão do acontecido nesse vídeo do Fantástico:
http://www.youtube.com/watch?v=-zSj9-AVjkY

O grande problema é quando isso começa a afetar outros campos. É algo assim que está acontecendo por aqui na comu: muitos tópicos transbordando notícias vindas de sites que carregam essa filosofia de criar boatos para se autopromoverem como site de humor. Querem um exemplo? Lá vai: a pérola a seguir causou bastante tumulto por aqui nesses últimos dias.

A notícia de onde surgiu essa frase cômica veio do fictício Diário de Barrelas. O Diário é um noticiário online criado por um grupo de amigos que nasceu na tal cidade de Barrelas, e seu conteúdo é inteiramente humorístico, como afirma o rodapé do mesmo.
O Diário de Barrelas é uma obra fictícia indicada para leitores com mais de 18 anos. 


Não atribuo a todos a incompreensão da manchete, muitos leram a notícia de forma "amadora", guiados por textos copiados e colados no orkut por algum amiguinho desavisado que passa direto pela frase que mostra o quão real é o tal Diário. 

OS PINÓQUIOS
Sensacionalista (http://sensacionalista.com.br)
Criador da pérola da Mulher grávida de filme 3D, o filme tem em sua equipe humoristas como Marcelo Z, roteirista do Comédia MTV.

Notícia Cretina (http://www.noticiacretina.com)
O site cria diversos casos do tipo e credita como fonte o fictício "Jornal CMB". O Jornal CMB (Central Mundial de Boatos) é um tablóide sensacionalista sem nenhum compromisso com a verdade. Objetivo? Fazer as pessoas acreditarem em uma notícia que esteja num site chamado Notícia Cretina, com um link para um Jornal falso chamado jornal CMB e que no rodapé esteja escrito "Todo conteúdo do blog é fictício". Simplesmente para ver até onde chega um boato.

Diário de Barrelas (http://www.diariodebarrelas.com.br)
O Diário de Barrelas é escrito por um grupo de amigos nascidos na pequena cidade de Barrelas, no interior de São Paulo. Trata-se de um jornal de mentira, uma obra de ficção. Os textos são criados inadvertidamente e as imagens são montagens feitas com fotos obtidas por aí na internet.

fonte-
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=41162&tid=5510441803892818912

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Causo do Cemitério