Como viver numa prisão dicas


Como viver com dignidade numa prisão


Diferentemente do que muitos podem imaginar, o mundo dentro de uma penitenciária é bastante organizado e com leis em quase todas as áreas. É o que os detentos chamam de "proceder": a cartilha de comportamento, seu código de sobrevivência. Veja alguns dos "artigos".

1. Mantenha-se ocupado:
O tédio é um dos obstáculos psicológicos mais importantes a serem superados. Por isso, tenha sempre alguma ocupação e procure trabalho. É difícil encontrar um, em razão da grande demanda e da pouca oferta. Ler, escrever ou meditar ajuda a manter o tédio mais distante.

2. Evite dívidas:
Não se meta com drogas nem com nenhum tipo de tráfico, como comida ou cigarro. Contrair dívida não é bom: comprou, pagou. Seja com dinheiro, seja com a vida.

3. Seja homem:
Imponha sua masculinidade, para não virar "menina". Não é bem visto ter cabelo comprido ou orelha furada. E é importante manter atitudes reconhecidas como "de homem".

4. Fique na sua:
Não se meta onde não é chamado. Em dia de visita, não fique olhando para os lados. Quando outro preso sobe acompanhado, olhe para a parede e coloque as mãos para trás.

5. Valorize a higiene:
Não deixe cair comida no chão e tome banho todos os dias se quiser tomar café da manhã. Arrume a cela logo ao acordar, respeite horários e lave as mãos antes das refeições.

6. Tenha bom humor:
Saiba contar piadas sem tirar sarro de credos, raças ou de outras pessoas. Não entre para "panelinhas" e, principalmente, não se envolva com guardas nem seja dedo-duro.

Fonte: Humberto Rodirgues, jornalista, ficou preso por uma ano e meio e escreveu o livro Vidas no Carandiru.

http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_418513.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Causo do Cemitério