teste voce é alcoolatra

Se você sempre faz essa pergunta
e bebe todos os dias, é bom se cuidar


Tomar um drinque para relaxar é normal. Mas quando um copo na mão vira a única e habitual válvula de escape é sinal de que a pessoa está a um passo da dependência. Um de cada dez brasileiros é alcoólatra. Filhos de dependentes são mais suscetíveis à doença, mas muitos foram empurrados para o vício devido ao stress. Os homens são as maiores vítimas, embora as mulheres avancem nesse terreno – há uma alcoólatra para cada quatro do sexo masculino. Em geral, o dependente nega a doença, mas é alertado pela família e pelos amigos de que algo está errado. Segundo o psiquiatra André Malbergier, coordenador do Grupo de Estudo de Álcool e Drogas do Hospital das Clínicas de São Paulo, o álcool é um problema quando:

• a pessoa se gaba de ser forte para a bebida e aumenta a dose, em geral trocando bebidas de menor teor alcoólico, como a cerveja, pelos destilados;

• no dia em que não bebe – por exemplo, quando falta à happy hour – a pessoa fica ansiosa e sente falta da bebida;

• os vexames em festas e os apagamentos são corriqueiros;

• o lazer e as atividades em família são substituídos por uma cervejinha em frente à TV ou uma tarde no bar da esquina.

Mandamentos antialcoolismo
1. Parou, não beba mais. Nunca.
2. Se tiver uma recaída, não desista.
3. Mantenha-se afastado de atividades ligadas ao álcool, como a happy hour.
4. Faça uma atividade física. Ela estimula a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.
5. Descubra o que o incentiva a beber – problemas no casamento ou no trabalho, por exemplo – e procure ajuda.

Já tentou parar de beber por uma semana (ou mais), sem conseguir atingir o seu objectivo?
Muitos de nós "largamos a bebida" muitas vezes antes de procurar A.A. Fizemos sérias promessas aos nossos familiares e empregadores. Fizemos juramentos solenes. Nada funcionou até que ingressamos em A.A. Agora não lutamos mais. Não prometemos nada a ninguém, nem a nós mesmos. Simplesmente esforçamo-nos para não tomar o primeiro gole hoje. Mantemo-nos sóbrios um dia de cada vez.
Sim( ) Não( )

02. Ressente-se com os conselhos dos outros que tentam fazê-lo parar de beber?
Muitas pessoas tentam ajudar os alcoólicos. Porém, a maioria dos alcoólicos ressente-se com os "bons conselhos" que lhes dão. (A.A. não impõe esse tipo de conselho a ninguém. Mas, se solicitados, contaríamos a nossa experiência e daríamos algumas sugestões práticas sobre como viver sem o álcool.)
Sim( ) Não( )

03. Já tentou controlar a sua tendência de beber demais, trocando uma bebida alcoólica por outra?
Sempre procurávamos uma fórmula "salvadora" de beber. Passamos das bebidas destiladas para o vinho e a cerveja. Ou confiamos na água para "diluir" a bebida. Ou, então, tomamos os nossos goles sem misturá-los. Tentamos ainda beber somente em determinadas horas. Porém, seja qual for a fórmula adoptada, invariavelmente acabamos embriagados.
Sim( ) Não( )

04. Tomou algum trago pela manhã nos últimos doze meses?
A maioria de nós está convencida (por experiência própria) de que a resposta a esta pergunta fornece uma chave quase infalível sobre se uma pessoa está ou não a caminho do alcoolismo, ou já se encontra no limite da "normalidade" no beber.
Sim( ) Não( )

05. Inveja as pessoas que podem beber sem criar problemas?
É óbvio que milhões de pessoas podem beber (às vezes muito) nos seus contactos sociais sem causar danos sérios a si mesmos, ou a outros. Você parou alguma vez para perguntar-se por que, no seu caso, o álcool é, tão frequentemente, um convite ao desastre?
Sim( ) Não( )

06. O seu problema de bebida vem se tornando cada vez mais sério nos últimos doze meses?
Todos os factos médicos conhecidos indicam que o alcoolismo é uma doença progressiva. Uma vez que a pessoa perde o controle da bebida, o problema torna-se pior, nunca desaparece. O alcoólico só tem, no fim, duas alternativas: (1) beber até morrer ou ser internado num manicómio, ou (2) afastar-se do álcool em todas as suas formas. A escolha é simples.
Sim( ) Não( )

07. A bebida já criou problemas no seu lar?
Muitos de nós dizíamos que bebíamos por causa das situações desagradáveis no lar. Raramente nos ocorria que problemas deste tipo são agravados, em vez de resolvidos, pelo nosso descontrole no beber.
Sim( ) Não( )

08. Nas reuniões sociais onde as bebidas são limitadas, você tenta conseguir doses extras?
Quando tínhamos de participar de reuniões deste tipo, ou nos "fortificávamos" antes de chegar, ou conseguíamos geralmente ir além da parte que nos cabia. E, frequentemente, continuávamos a beber depois.
Sim( ) Não( )

09. Apesar de prova em contrário, você continua afirmando que bebe quando quer e pára quando quer?
Iludir a si mesmo parece ser próprio do alcoólico. A maioria de nós que hoje nos encontramos em A.A., tentou parar de beber repetidas vezes sem ajuda de fora. Mas não conseguimos.
Sim( ) Não( )

10. Faltou ao serviço, durante os últimos doze meses, por causa da bebida?
Quando bebíamos e perdíamos dias de trabalho na fábrica ou no escritório, frequentemente procurávamos justificar a nossa "doença". Apelamos para vários males para desculpar as nossas ausências. Na verdade, enganávamos somente a nós mesmos.
Sim( ) Não( )

11. Já experimentou alguma vez ‘apagamento’ durante uma bebedeira?
Os chamados "apagamentos" (em que continuamos "funcionando" sem, contudo, poder lembrar mais tarde do que aconteceu) parecem ser um denominador comum nos casos de muitos de nós que hoje admitimos ser alcoólicos. Agora sabemos muito bem quais os problemas que tivemos nesse estado "apagado" e irresponsável.
Sim( ) Não( )

12. Já pensou alguma vez que poderia aproveitar muito mais a vida, se não bebesse?
A.A., em si, não pode resolver todos os seus problemas. No que se refere, porém, ao alcoolismo, podemos mostrar-lhe como viver sem os "apagamentos", as ressacas, o remorso ou o desconsolo que acompanham as bebedeiras desenfreadas. Uma vez alcoólico, sempre alcoólico. Portanto, nós em A.A. evitamos o "primeiro gole". Quando se faz isto, a vida se torna mais simples, mais promissora e muitíssimo mais feliz.
Sim( ) Não( )

Qual foi a contagem?
Respondeu SIM quatro vezes ou mais? Em caso positivo, é provável que você tenha um problema sério de bebida, ou poderá tê-lo no futuro.
Por que dizemos isto? Somente porque a experiência de milhares de alcoólicos recuperados nos ensinou algumas verdades básicas a respeito dos sintomas do alcoolismo - e de nós mesmos.
Você é a única pessoa que poderá dizer, com certeza, se deve ou não procurar o A.A. Se a resposta for SIM, teremos satisfação em mostrar-lhe como conseguimos parar de beber. Se ainda não puder admitir que você tem um problema de bebida, não faz mal. Apenas sugerimos que você encare sempre a questão com mentalidade aberta. Se algum dia precisar de ajuda, teremos satisfação em recebê-lo em nossa Irmandade.

Fonte: http://www.terravista.pt/copacabana/4208/alcoolico.htm

Teste 2

Anote numa folha de papel, o número da questão e a sua resposta (SIM ou NÃO).

1 - Alguma vez já perdeu tempo de trabalho devido à bebida?

2 - Beber está a alterar a sua vida familiar?

3 - Bebe para sentir-se melhor quando está na presença de outras pessoas?

4 - Beber da maneira que bebe está a afectar de alguma maneira a sua reputação?

5 - Depois de beber sente algum tipo de culpa ou remorso?

6 - Chegou a ter alguma dificuldade financeira como resultado de beber?

7 - Frequenta ou já frequentou um ambiente inferior ao seu habitual para estar junto de outros companheiros para beberem?

8 - Descuidou-se em algum momento do bem estar de sua família por estar envolvido com a bebida?

9 - Deseja uma bebida num momento definido do dia?

10 - Já desejou uma bebida na manhã do "dia seguinte" ?

11 - Já bebeu pela manhã antes de ter se alimentado?

12 - O seu sono é perturbado nos dias em que bebe ?

13 - A bebida diminui a sua eficiência no trabalho ?

14 - Beber, em algum momento, colocou em risco o seu trabalho ou o seu negócio?

15 - Bebe para enfrentar preocupações ou dificuldades?

16 - Bebe sozinho?

17 - Alguma vez teve perda completa de memória como resultado de beber?

18 - Alguma vez procurou o seu médico por problemas relacionados à bebida?

19 - Bebe para construir ou afirmar sua auto-confiança?

20 - Alguma vez foi a um hospital ou instituição por causa de beber?

Resultados:

Se respondeu SIM a qualquer uma das perguntas, há uma advertência definida de que pode ser um alcoólatra. Fique atento ao seu modo de beber.

Se respondeu SIM a quaisquer duas perguntas, são grandes as hipóteses de ser um alcoólatra. Se puder parar de beber seria muito bom para si.

Se respondeu SIM para três ou mais perguntas, é definitivamente um alcoólatra. O mais apropriado seria procurar ajuda rapidamente.

Fonte: http://www.geocities.com/HotSprings/Spa/6616/Teste.html

Incidência

Alguns estudos indicam que 50% a 90% da população mundial tem algum tipo de contacto com o álcool, em que 3% a 5% torna-se alcoólica. Portugal é um dos países-membros da União Europeia com maior consumo de bebidas alcoólicas e existência de problemas ligados ao álcool.

O alcoolismo é mais frequente no sexo masculino (cerca de 3 a 4 vezes mais que nas mulheres). Estima-se que cerca de 10% das mulheres e 20% dos homens façam uso abusivo do álcool; 5% das mulheres e 10% dos homens apresentam a síndrome de dependência do álcool ou alcoolismo.

A doença do alcoolismo afecta todas as idades, mas acarreta mais problemas na terceira década da vida.

Fontes:
Mello, M.; Barrias, J. & Breda, J. (2001). Álcool e Problemas Ligados ao Álcool em Portugal. Direcção Geral de Saúde. Portugal: Lisboa.
http://www.novaguarda.pt/181000/g_opi7.htm
http://wwwalu.por.ulusiada.pt/~21643001/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Causo do Cemitério